Cabeamento de rede: o que é e quais são os principais tipos?
As redes passaram a ser bem populares devido à modernização. Aparelhos tecnológicos ficaram muito mais acessíveis, gerando, assim, mais facilidade de acesso à Internet, no compartilhamento de impressoras e arquivos, além das configurações de segurança. Com isso, a necessidade de um cabeamento de rede tornou-se fundamental para um sistema mais eficiente.
Mas, afinal de contas, o que é cabeamento de redes? Quais são os tipos e características existentes no mercado? É sobre isso que vou falar neste post. Por isso, continue acompanhando o texto e confira também o que deve ser considerado ao adquirir e instalar esse tipo de sistema. Boa leitura!
O que é cabeamento de rede?
O cabeamento de rede consiste em uma conexão feita entre as redes de computadores. Com a estruturação dos cabos de rede é possível fazer o envio e também o recebimento de informações entre dois ou mais computadores. Essa estrutura oferece mais estabilidade, organização no ambiente de trabalho e também facilidade de manutenção dos equipamentos.
Quando o cabeamento é feito com um bom planejamento, traz ainda o benefício de facilitar na hora em que há a necessidade de inserir ou remover dispositivos de uma rede. Lembrando que, para que esse cabo funcione de maneira correta, é fundamental escolher o tipo de cabeamento mais que seja mais adequado para cada empresa.
A necessidade de implementar o cabeamento de rede deve ser decida com base nas tarefas e nas necessidades que vão ser executadas durante o dia a dia. Além disso, é fundamental contratar uma empresa e profissionais que sejam experientes e capacitados para realizar a instalação do cabeamento e evitar o surgimento de possíveis problemas.
Quais são os tipos de cabeamento de rede?
Existem vários cabos no mercado, portanto, não faltam opções para uma empresa investir em cabeamento de rede. Para que você faça a escolha adequada, trouxe a seguir algumas especificidades de três modelos mais usados. Confira a seguir!
Cabo coaxial
O cabo coaxial é capaz de transmitir dados em até 10 Mbps (megabits por segundo). Ele é muito utilizado pelos provedores de Internet para ligar a rede local de uma casa à rede mundial de computadores. Esse foi um dos primeiros cabos a serem empregados nas redes locais, e deve ser conectado ao roteador. Devido ao fato de proporcionar frequências bem elevadas, também é bastante utilizado para transmitir imagens de televisão.
Em uma topologia conhecida como barramento, com esse material, as máquinas estão ligadas a um cabo principal, obrigando cada uma delas a se comunicarem com a rede de modo individualizado. Assim, se dois computadores tentarem se comunicar ao mesmo tempo, vai haver colisão e os dados terão que ser retransmitidos.
Cabo de par trançado
Os cabos de par trançado, conhecidos também como UTP, passaram a ser usados nos anos 90 a fim de substituir os coaxiais, sobretudo por serem mais resistentes e flexíveis.